7. Direção de Arte
Depois do roteiro escrito e a decupagem finalizada, começa o trabalho do
diretor de arte, que é o autor do conceito visual do filme. É o diretor de arte
que, usando o espaço, o volume, a textura, a luz e a cor, definirá o que será
mostrado na tela.
No filme VISOAUDIO, a proposta é a utilização de todos os recursos visuais
disponíveis, a fim de contribuir para uma melhor compreensão da narrativa.
Dessa forma, a principal função da direção de arte é ajudar a contar a história
do filme.
Tanto a decupagem quanto a fotografia influenciam diretamente no trabalho da
direção de arte e vice-versa. A escolha dos enquadramentos e os diferentes
tipos de iluminação e intensidade de luz são fatores importantes para a
composição das cenas. Para que haja uma harmonia na estética visual do
filme, é fundamental que esses profissionais trabalhem juntos desde o início do
processo criativo.
Além de construir cenários e escolher as locações, o diretor de arte também
trabalha na concepção da caracterização dos personagens. O figurino e os
adereços ajudam na narrativa do filme e podem indicar tanto a personalidade,
quanto a classe social, idade ou o estado de espírito dos personagens,
contribuindo com a força visual da história que está sendo contada.
No filme VISOAUDIO nada deve ser dito exclusivamente através de falas ou
diálogos. Na primeira cena do filme “O Filho Pródigo”, para que os
telespectadores percebam que o viúvo está triste pelo falecimento de sua
esposa, não é necessário que ele diga: “- Estou muito triste...” O semblante
triste do personagem e a tonalidade escura do figurino cumprem a função de
expressar visualmente o sentimento de luto do personagem, como podemos ver
na imagem 7:
Imagem 7
Através dos figurinos, adereços e penteados, também foram apresentadas
características sobre o estado mental das personagens. Na imagem acima,
vemos que o pai (ao centro) e o filho mais velho (à direita) vestem roupas de
cores e estilos semelhantes, que são diferentes das que o filho mais novo (à
esquerda) está vestindo.
O mesmo acontece com o tipo de corte de cabelo e penteado. O filho mais novo
tem o cabelo levemente despenteado, além de ser um pouco mais comprido
que os dos outros. As diferenças e semelhanças apresentadas na
caracterização física dos personagens nessa cena serão reforçadas nas
próximas cenas, através das ações dos atores.
A passagem de tempo também pode ser definida através da caracterização dos
personagens. No filme “O Filho Pródigo”, o crescimento da barba e do cabelo
do personagem do filho mais novo (imagens 8 e 9) e a mudança no
comprimento do cabelo e da barba do pai (imagens 10 e 11), contribuem para
que os telespectadores percebam que um determinado período passou.
Imagem 8
Imagem 9
Imagem 10
Imagem 11
A cenografia do filme é onde vivem os personagens. Cada lugar mostrado na
tela abriga as ações da história e por isso é muito importante o trabalho do
diretor de arte na composição desses ambientes.
Como podemos ver nas imagens 12 e 13 do filme “O Filho Pródigo”, onde são
compostos subjetivamente “retratos de família”, percebemos claramente a
função narrativa dos elementos cenográficos, aliado ao posicionamento físico
dos personagens.
Imagem 12
A cena acima está representando o passado (“retrato de família antigo”). Todos
os membros da família estão reunidos em volta da mesa: ao centro estão os pais
compartilhando a cabeceira da mesa, com o filho mais novo sentado próximo ao
pai e o filho mais velho sentado próximo à mãe. Eles usam um figurino que indica
uma temperatura média, remetendo à estação da primavera.
Imagem 13
A cena acima está representando o presente (“retrato de família atual”): Cadeira
vazia (ausência da mãe), rede vazia (ausência do filho mais novo) e uma barreira
(meia-porta), separando geograficamente o filho mais velho de seu pai. Eles
usam um figurino que indica uma temperatura mais baixa, remetendo à estação
do outono.
A direção de arte também pode ajudar na interpretação dos atores,
disponibilizando elementos cenográficos que favorecem a ação e contribuem
para a narrativa, como no caso da maleta, dos documentos do inventário e da
caneta, que são os adereços utilizados pelo personagem do advogado no filme
“O Filho Pródigo” (ver imagem 14).
Imagem 14
O conteúdo de cartas e documentos cenográficos ajudam a transportar os atores
para dentro do universo da história, fazendo com que o personagem mergulhe
no mundo criado para a narrativa. No filme VISOAUDIO, além de ajudar na
descrição da ação, como na cena da partilha de bens, o conteúdo do inventário
contribuiu para a construção dramática do enredo.
Imagem 15
Mesmo que os telespectadores não tenham acesso à todas essas informações,
os detalhes contidos no documento de partilha de bens, contribuiu para o
enriquecimento da construção das “gênesis” dos personagens, que ganharam
nome e sobrenome: Emanuel Santos Rocha (pai), Hugo Nascimento Santos
Rocha (filho mais velho), João Nascimento Santos Rocha (filho mais novo),
Justino da Silva (advogado assistente) e Maria Cândida Nascimento Santos
Rocha (falecida mãe).
Outros dados como o nome da cidade e a data também foram informados no
referido documento. A escolha de locações naturais e a arquitetura de um
determinado lugar podem ajudar no trabalho da direção de arte, definindo o
tempo histórico e a geografia do local. Escolher paisagens que apresentam
essas características contribuem para a construção da narrativa.
No filme “O Filho Pródigo”, a placa com o nome do engenho e a chaminé ao
fundo (imagem 16) e a plantação de cana-de-açúcar (imagem 17) determinam
que as personagens principais da história vivem em um engenho.
Imagem 16
Imagem 17
Em ambientes fechados ou em locais onde a paisagem não apresenta estações
do ano bem definidas, a direção de arte pode utilizar artifícios que definam
visualmente a temperatura do ambiente onde as cenas acontecem. Um exemplo
desse recurso poderia ser o movimento de cortinas balançando, indicando a
presença do vento no local da cena, ou a utilização de um termômetro,
mostrando a temperatura de um determinado ambiente etc.
Na cena quando o personagem do pai se cobre com uma manta, para se aquecer
enquanto espera pela volta de seu filho mais novo (imagem 18), podemos
perceber que houve uma mudança na temperatura, em relação à cena anterior.
Imagem 18
O som também é um recurso utilizado pela direção de arte para contextualizar a
cena, entretanto, não há essa opção no filme VISOAUDIO. Muito pelo contrário,
todos os sons precisam ser “mostrados”. Como exemplo disso, no filme “O Filho
Pródigo”, um plano mostrando a chuva (imagem 19) foi inserido para indicar tanto
a mudança de tempo cronológico e climático, como reforçar o sentimento de
tristeza do pai por causa da partida do filho mais novo.
Imagem 19
Apesar da direção de arte ser muito importante para a construção da narrativa,
não há necessidade de que todos os elementos visuais relacionados à uma
determinada ação estejam presentes numa cena, pois o cérebro humano tem a
habilidade de completar as imagens que faltam. Além disso, o excesso de
elementos visuais pode poluir a cena, distraindo o telespectador do foco
principal.
Entretanto, é importante não confundir poluição com preciosismo, porque a
riqueza de detalhes pode agregar valor à narrativa, mesmo que não seja
percebida de maneira direta. No exemplo das imagens 20, 21 e 22, temos um
elemento cenográfico (uma manta) utilizado em três cenas, para mostrar a
relação afetiva entre o pai e o filho mais novo.
Imagem 20
Imagem 21
Imagem 22
A manta, que o pai está usando para se aquecer (imagem 22), pertence ao filho
mais novo, pois é a mesma que está sobre a cama dele na cena em que faz as
malas para ir embora (imagem 20) e na cena em que o pai o cobre quando está
dormindo (imagem 21).
Nesse caso, além de conectar os dois personagens, a manta, que serve para
aquecer o filho mais novo que está dormindo, simbolizando o calor do afeto
recebido pelo pai ao cobrir o filho que dorme, para o pai, que está usando a
manta para se aquecer, simboliza a saudade do filho que foi embora de casa.
Há elementos que são essenciais à compreensão da história que está sendo
contada. Cabe ao diretor de arte identificar quais são esses elementos.
Principalmente tratando-se de um filme VISOAUDIO, onde tudo o que está em
cena tem um propósito específico e nada deve estar na cena por acaso.
Os elementos decorativos como quadros, cortinas etc. ou a ausência deles,
devem contribuir para a narrativa ou ajudar os telespectadores a identificar as
personagens e compreender as respectivas ações.